FOB recebe título de Utilidade Pública

12 de agosto de 2015

O reconhecimento da FOB – Associação de Fomento da Otorrinolaringologia com o título de Utilidade Pública foi decretado pela Câmara Municipal, sancionado pelo prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto e publicado em 31/07/2015.

O Ambulatório Docente Assistencial Deputado Isaac Marambaia, mantido pela FOB e pelo INOOA, foi inaugurado em fevereiro de 2014. Desde então, oferece atendimento gratuito em otorrinolaringologia à população da capital e diversas cidades do interior baiano. Até julho deste ano, o centro alcançou significativos números. Foram 4.674 pacientes atendidos, 980 vídeo endoscopias do nariz e seios paranasais e laringe realizadas, 1.132 procedimentos de diversos naturezas (pequenas cirurgias, retirada de corpos estranhos, cauterizações e curativos), além de 132 pacientes submetidos à cirurgia sob anestesia geral (adenoamigdalectomias; amigdalectomias; cirurgias endoscópicas do nariz e laringe, cirurgias otológicas etc).

Além dos pacientes que residem em Salvador, foram atendidas mais de 1.000 pessoas provenientes de 69 municípios do Estado como Barreiras, no oeste, Irecê, Porto Seguro, Guanambi, Eunápolis, dentre outros.

Em julho deste ano, a FOB ampliou os serviços e criou o Ambulatório do Ronco e Apneia do Sono destinado a pessoas desprovidas de assistência de saúde que sofrem de sintomas como ronco, apneia (pausas respiratórias), sonolência diurna excessiva, engasgos ou asfixia durante o sono.

Jornalista Responsável: Cinthya Brandão DRT/BA 2391