Procedimentos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

A adenoamigdalectomia é uma cirurgia que visa a remoção das amígdalas (tonsilas palatinas) e da adenóide (tonsila faríngea). As indicações mais frequentes para esse procedimento são: a obstrução nasal, os roncos e a apnéia do sono, além de infecções de repetição (amigdalites e rinossinusites). Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral e é realizado mais frequentemente em crianças. É a cirurgia mais realizada em crianças em todo o mundo.

A adenoidectomia é uma cirurgia que visa a remoção da adenóide (tonsila faríngea). As indicações mais frequentes para esse procedimento são: a obstrução nasal, os roncos e a apnéia do sono. Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral e é realizado mais frequentemente em crianças. A presença de adenóide em adultos não é comum.

A amigdalectomia é uma cirurgia que visa à remoção das amígdalas (tonsilas palatinas). As indicações mais frequentes para esse procedimento são: os roncos e a apnéia do sono, além de infecções de repetição (amigdalites). Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral e é realizado tanto em crianças como adultos.

A uvulopalatoplastia é uma cirurgia que visa a mudança da conformação da faringe (garganta) com o objetivo de reduzir a flacidez dos tecidos desta região para a redução dos roncos e apnéia do sono em pacientes selecionados. Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral e é realizado em adultos.

Os tumores da boca e faringe (garganta) podem ser removidos cirurgicamente em procedimentos sob sedação, com anestesia local ou sob anestesia geral a depender da localização, tamanho da lesão e perfil do paciente. Pacientes adultos, com lesões pequenas e localizadas em áreas de fácil acesso podem ter sua remoção em procedimentos ambulatoriais.

Os corpos estranhos são objetos animados (vivos e móveis) ou inanimados (imóveis) que podem se fixar em diversos locais da via aerodigestiva, ou seja, objetos e até insetos, que podem ser ingeridos ou aspirados e se prender no nariz, boca, garganta, laringe, brônquios e esôfago. Essa situação acomete principalmente as crianças e pode se apresentar de forma simples e tranquila como pode se apresentar como uma emergência médica. A remoção pode acontecer no consultório com a colaboração do paciente ou necessitar de procedimento cirúrgico sob sedação ou anestesia geral.

*Uma especial atenção deve ser dada as pilhas cuja remoção deve ser imediata e sem demora devido ao risco de queimaduras.

A septoplastia é a cirurgia de correção do septo nasal. A indicação principal do procedimento é a melhora da respiração pelo nariz embora existam casos de indicação por infecções (sinusites) de repetição. Não há incisão externa e o nariz não muda do ponto de vista estético. Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral ou sob sedação e anestesia local a depender do paciente. Essa cirurgia é mais realizada em adultos embora possa ser realizada em crianças em casos selecionados.

Cirurgia com objetivo estético ou reparador que visa a mudança da conformação do nariz. Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral ou sob sedação e anestesia local a depender do paciente. Essa cirurgia é mais realizada em adultos.

Cirurgia que visa a redução dos cornetos nasais e que tem por objetivo a melhora da respiração nasal e melhor controle da rinossinusite alérgica. Não há incisão externa e o nariz não muda do ponto de vista estético. Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral ou sob sedação e anestesia local a depender do paciente. Essa cirurgia é mais realizada em adultos embora possa ser realizada em crianças em casos selecionados.

Procedimento realizado no consultório na maioria das vezes e que visa a redução dos cornetos nasais e que tem por objetivo a melhora da respiração nasal e melhor controle da rinossinusite alérgica. É um procedimento temporário e está indicado nos pacientes que não podem ou não querem se submeter a cirurgia.

Cirurgia realizada com o uso do aparelho de vídeo. Não há incisão externa e a cirurgia é feita pela abertura nasal natural. A indicação principal da cirurgia é a rinossinusite crônica embora essa técnica seja usada para diversas doenças nasossinusais como os tumores de nariz. Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral ou sob sedação e anestesia local a depender do paciente. Essa cirurgia é mais realizada em adultos embora possa ser realizada em crianças em casos selecionados.

Cirurgia realizada com o uso do aparelho de vídeo ou por incisão externa na face. Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral ou sob sedação e anestesia local a depender do paciente. Essa cirurgia é mais realizada em adultos embora possa ser realizada em crianças em casos selecionados.

O sangramento nasal é uma emergência médica. A maioria dos casos é autolimitada e sem maior gravidade cujo tratamento pode ser feito no consultório com tamponamento nasal ou cauterização, porém, uma parcela menor é composta de sangramentos de grande quantidade com necessidade de internamento hospitalar e abordagem cirúrgica.

O cerumem é uma substância oleosa e pastosa que é produzida pelo ouvido com o objetivo de proteção do conduto auditivo. Ele é constituído de substâncias que evitam infecções e o ressecamento da pele. Quando há a impactação do cerumem de forma a bloquear parcial ou totalmente o conduto auditivo existe a necessidade da remoção. A remoção é um procedimento médico que deve ser realizado no consultório. Existem diversas modalidades de remoção como a remoção com curetas, aspiração ou a lavagem de ouvido com soro morno. A modalidade certa é escolhida pelo médico. O procedimento é indolor e bem tolerado pela maioria dos pacientes.

Cirurgia que visa a reconstituição da membrana timpânica, a correção de perfurações no tímpano. A cirurgia pode ser realizada com o acesso por dentro do orifício da orelha bem como com incisão atrás da orelha.  Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral ou sob sedação e anestesia local a depender do paciente. Essa cirurgia é mais realizada em adultos embora possa ser realizada em crianças em casos selecionados.

Cirurgia que visa a reconstituição da membrana timpânica, a correção de perfurações no tímpano além da abordagem da mastóide que é o osso localizado atrás da orelha e que abriga estruturas relacionadas ao ouvido. A cirurgia é realizada por incisão atrás da orelha.  Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral ou sob sedação e anestesia local a depender do paciente. Essa cirurgia é mais realizada em adultos.

Cirurgia que visa a abordagem da mastóide que é o osso localizado atrás da orelha e que abriga estruturas relacionadas ao ouvido. É indicada em casos de inflamações crônicas da orelha média. A cirurgia é realizada por incisão atrás da orelha.  Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral ou sob sedação e anestesia local a depender do paciente. Essa cirurgia é mais realizada em adultos.

Cirurgia que visa e remoção de pequeno fragmento ou da totalidade de lesões para fim diagnóstico. As biópsias podem ser feitas sob sedação, com anestesia local ou sob anestesia geral a depender da localização, tamanho da lesão e perfil do paciente. Pacientes adultos, com lesões pequenas e localizadas em áreas de fácil acesso podem ter sua remoção em procedimentos ambulatoriais.

Cirurgias que visam a abordagem da laringe e das cordas vocais. Estão indicadas para as doenças da laringe como nódulos (calos vocais), pólipos e tumores da laringe. Quando visam a melhora vocal são chamadas de fonomicrocirurgias. Trata-se de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral. Essa cirurgia é mais realizada em adultos.