História

Vídeo comemorativo dos 20 anos do INOOA.

O INOOA surge embasado num novo conceito de tratamento integrado e individualizado em Otorrinolaringologia. Sua implantação ocorreu em 1996, por um grupo de médicos ligados à Santa Casa de Misericórdia que, mediante as dificuldades para manter a Residência Médica na especialidade, decidiram criar um centro de excelência na capital baiana.

Sua primeira sede, fruto de uma parceria com a Clínica Face a Face, foi instalada na Av. Anita Garibaldi. Salvador recebeu então o primeiro pronto atendimento 24 horas, todos os dias da semana, em Otorrinolaringologia. Nesse mesmo período, surgiu o serviço dentro do Hospital Santa Izabel (HSI).

Em 1998, durante o Congresso Norte-Nordeste e Latino-Europeu de Otorrinolaringologia, foi inaugurada uma unidade no Hospital Santa Izabel com estrutura avançada e completa para atendimento em plantão 24 horas, todos os dias, além de dispor de um Centro de Estudos e Pesquisas com auditório, biblioteca, videoteca com recursos audiovisuais diversos e conexão com a internet. O auditório era interligado em rede ao ambulatório, o que permitia a consulta de prontuários, além de som e imagem para as atividades teórico-práticas.

Em 2000, o INOOA obteve o reconhecimento do Programa de Especialização Médica em Otorrinolaringologia pela ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial).

Sua atual sede foi inaugurada em 2000, na Av. Antônio Carlos Magalhães, e conta com um Centro de Estudos totalmente equipado com auditório, biblioteca, laboratório de dissecção, videoteca e museu de peças anatômicas. O espaço dispõe de completa estrutura de atendimento com mais de 10 consultórios devidamente equipados, duas salas cirúrgicas, sala de recuperação pós anestésica, 07 apartamentos com 8 leitos no Hospital Dia e salas de polissonografia. 

Além disso, o INOOA está estruturado para a realização de exames audiológicos, alergologia, laboratório do sono, com sete leitos e sala de emergência destinada ao pronto atendimento todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 8h às 19h.

O cerne que move as ações e atividades desenvolvidas pelo INOOA mantém-se intacto em sua essência, ao longo dos anos. A conduta adotada pelos profissionais reafirma a preocupação constante com a excelência no atendimento ao paciente unida à estrutura voltada ao ensino e pesquisa, o que tornou o INOOA um centro de procura constante e espontânea por parte dos pacientes em busca da cura, e dos profissionais que querem formação e aprimoramento científico.