A FOB – Associação de Fomento da Otorrinolaringologia da Bahia está promovendo, neste mês de outubro, um mutirão de Adenoamigdalectomias (cirurgia da garganta) para crianças moradoras de Salvador, com idade entre 4 e 8 anos, que tenham indicação cirúrgica. Os atendimentos serão inicialmente prestados no Ambulatório Docente-Assistencial Isaac Marambaia. As cirurgias serão agendadas para o mês de outubro e novembro e marcação exclusivamente pelo telefone 71 3036 4884.
O programa se destina a crianças carentes, sem acesso a planos de saúde. Dentre os principais sintomas que serão avaliados estão: episódios frequentes de infecção sem melhora com tratamento clínico, respiração bucal, perturbação do sono (ronco e apneia) e atraso no desenvolvimento físico. Todo o tratamento será oferecido GRATUITAMENTE.
REALIDADE NA BAHIA – FILA DE ESPERA
Pelo SUS, em Salvador são realizadas, em média, 35 cirurgias por mês. Porém, seria necessário pelo menos o triplo deste número somente para atender as mais de mil crianças diagnosticadas que aguardam na fila de espera para fazer cirurgia. E esse tempo pode durar de 2 a 3 anos.
No Brasil são feitas em torno de 200.000 cirurgias das amígdalas e das adenoides, anualmente. É ainda a segunda cirurgia mais realizada em crianças no mundo, inclusive não é raro adultos também precisarem de amigdalectomia.
Jornalista responsável:
Cinthya Brandão DRT/BA 2.397
Telefone (71) 3270-8000 | Whatsapp (71) 99961-6259 | Salvador, BA
Unidade ACM – Rua Metódio Coelho, N° 55 Cidadela. CEP. 40279-120